Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

06 de dezembro de 2018

Como escolher cadeiras para a sala de espera da sua clínica

Você sabe escolher cadeiras para a sala de espera da sua clínica?

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre como a decoração é importante para os consultórios, e o design das cadeiras para a sala de espera não foge a essa regra, porque precisa ser pensado e escolhido cuidadosamente.

É que a recepção, muitas vezes, é o primeiro contato entre seu paciente com o consultório. Por isso, é importante escolher móveis que transmitam a identidade da sua marca com conforto e sofisticação.

Quer mais dicas? Continue a leitura!

Pense na imagem do seu negócio antes de escolher as cadeiras para sala de espera

É fundamental analisar a mensagem que você deseja transmitir com o seu consultório. Uma vez definido o tom da comunicação, replique-o em toda a decoração do ambiente.

Para descobrir qual ideia transmitir, considere a sua especialidade, seu tempo no mercado, o público que atende, os diferenciais do seu currículo, e assim por diante.

Um médico da família, por exemplo, escolherá móveis que proporcionam aconchego. Já os que lidam com técnicas modernas podem ousar mais no design, nos materiais, e, assim, transmitir uma imagem vanguardista.

Considere as características do seu público

Outro ponto essencial é refletir sobre quem usará o espaço da recepção, afinal você está decorando o ambiente pensando nas pessoas que lá esperarão pelo seu atendimento. São muitos os pontos a considerar sobre o seu público, entre eles:

  • faixa etária;
  • renda;
  • tempo que permanecerá na recepção;
  • se costumam ir às consultas sozinhos ou acompanhados;
  • profissão;
  • o que esperam de você como profissional.

Depois de fazer esse levantamento, você conseguirá decidir com mais facilidade se é melhor optar por cadeiras longarinas (aquelas em blocos usadas para otimizar o espaço do consultório), poltronas confortáveis ou cadeiras estilosas assinadas por decoradores e arquitetos renomados.

Os materiais usados e a disposição dos móveis também precisam considerar seu público. Imagine um geriatra que leve em conta apenas o design e escolha cadeiras extremamente modernas, mas completamente desconfortáveis. Certamente esse ambiente será pouco interessante e atraente para os pacientes que ele atende.

E um pediatra que prioriza cadeiras muito altas e com quinas pontiagudas para a sala de espera? As crianças –seu principal público– se machucariam frequentemente…

Analise o conforto

Antes de pensar em como deixar o ambiente moderno, é imprescindível colocar o conforto acima de tudo. Afinal, seus pacientes e os acompanhantes permanecerão na sua sala de espera por um certo tempo. Logo, quanto mais confortável for seu mobiliário, melhor será a experiência para essas pessoas.

Por isso, sempre teste a cadeira antes de comprá-la. Se possível, visite o showroom e sente-se no móvel para analisar a ergonomia, a altura e o nível do conforto de modo geral.

É claro que, além de uma cadeira confortável, é preciso pensar em outros detalhes que ajudam a criar um ambiente aconchegante e acolhedor para a recepção, como iluminação e temperatura adequada, acessórios, cores etc.

Pesquise o material mais recomendado

Cadeiras para a sala de espera podem ser feitas de materiais diversos, como madeira, aço, tecido, couro, plástico. A escolha deverá levar em consideração pontos essenciais, como:

  • materiais dos demais móveis do ambiente;
  • público-alvo;
  • mensagem que se deseja transmitir com a decoração;
  • diferencial do consultório;
  • tempo de permanência dos pacientes/acompanhantes no ambiente;
  • nível de conforto;
  • facilidade de limpeza e manutenção.

A madeira é um dos elementos mais usados, porque é fácil de ser combinada com diversas cores e estilos. Você poderá optar tanto por uma cadeira feita apenas em madeira como por um modelo que agregue outros elementos.

As poltronas no estilo pé palito são tendência novamente e têm aparecido em uma variedade bem grande de modelos e estilos, combinadas a tecidos lisos, estampados, e até ao couro. Elas trazem um ar retrô bem interessante que pode dialogar bem com móveis contemporâneos, criando um espaço aconchegante e estiloso.

Outra ideia é o plástico, principalmente para ambientes mais modernos. Ele é fácil de limpar, de manter, e pode aparecer de forma bem sofisticada, principalmente em cadeiras com design famoso. Veja alguns exemplos:

  • cadeira Panton;
  • cadeira Air Chair;
  • modelos de cadeiras Eames (com braço ou sem);
  • cadeiras DKR.

 

Considere a durabilidade

É importante lembrar que as cadeiras para a sala de espera precisam ser feitas com materiais duráveis e de boa qualidade, porque atenderão um grande fluxo de pessoas. Nada de deixar à mostra móveis desgastados para colocar em risco a imagem do seu negócio, hein?

Sendo assim, opte por materiais que sejam mais duráveis e exijam menos manutenção, como a madeira, o aço inox ou o escovado, o couro e tecidos resistentes (jacquard, linho, sarja, chenille etc.).

Antes de adquiri-los, busque se informar sobre o modo como devem ser higienizados e a periodicidade adequada, se necessitam de algum tratamento especial e com qual frequência, além de outros cuidados específicos.

Combine com o restante da decoração

Por último, lembre-se de que as cadeiras para a sala de espera devem estar inseridas no contexto decorativo do ambiente. A sintonia entre elas e os demais mobiliários é fundamental!

Se a sua sala de espera privilegiar a neutralidade, com móveis em tons claros e linhas retas, você poderá ousar um pouco mais no estilo das cadeiras escolhendo modelos com cores e estampas acentuadas, de design diferenciado, ou até de épocas passadas.

Outra possibilidade é usar as cadeiras para levar textura ao ambiente, investindo em tecidos diferentes ou materiais ousados.

O importante para criar essa harmonia é manter a unidade. Se você for investir em cadeiras estofadas e estampadas, por exemplo, cuide para que as cores da estampa se repitam nas capas das almofadas, na cor do sofá, do tapete, ou até nas cortinas.

Outro item que pode se repetir é o material. Você poderá usar um sofá com pés palitos em madeira e cadeiras de madeira para deixar tudo dentro do mesmo contexto.

Como você viu, escolher as cadeiras para a sala de espera não é nada muito complicado. Tenha sempre em mente o perfil do seu público-alvo, a mensagem que deseja transmitir com a decoração e a sintonia do espaço.

Gostou das dicas? Acompanhe nossos artigos no Blog.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

11 de julho de 2017

Família crescendo? Tipos de apartamentos com boa relação tamanho x valor

Leia mais
31 de janeiro de 2018

5 dicas de como pesquisar um apartamento em site de venda de imóveis

Leia mais
06 de junho de 2018

Cozinha americana: como planejar uma cozinha prática e funcional

Leia mais