Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

02 de março de 2020

Como manter a mesa de jantar de madeira sempre linda

A limpeza adequada dos móveis, além de deixá-lo mais bonitos, os preserva por mais tempo. Principalmente quando se tratam de móveis de madeira. 

Neste texto, vamos falar especificamente sobre como manter sempre limpa e bonita uma mesa de jantar feita em madeira. Não deixe de conferir todas as dicas e imagens apresentadas a seguir.

MIS ARQUITETURA E INTERIORES

Por que preservar móveis em madeira?

Móveis e outros elementos feitos em madeira além de lindos podem contribuir para valorizar a decoração de qualquer estilo de casa. 

Isto porque este material é bastante nobre e pode durar durante gerações – se receber o devido tratamento, sobretudo contra pragas, claro. Sendo assim, tal peça pode ser bem trabalhada e receber um design especial e, com o passar do tempo, um valor sentimental agregado.

André Brandao e Márcia Varizo e Tetriz Arquitetura e Interiores

Como cuidar de um móvel em madeira?

Apesar de, no geral, serem duradouros, os móveis fabricados em madeira são bastante delicados também. Só que quem investe muito dinheiro em uma peça assim sempre espera que se consiga manter a qualidade da mesma pelo maior tempo possível. 

Contudo, esta não é uma tarefa muito fácil. É preciso tomar bastante cuidado com a conservação dos móveis de madeira para não se surpreender com imperfeições indesejadas.

Studio Scatena Arquitetura

Duas coisas que podem prejudicar bastante o visual de móveis como uma mesa de jantar de madeira: luz e água. 

A exposição direta aos raios de sol pode provocar manchas e desbotamentos em peças neste material – dando-lhe um aspecto envelhecido bastante feio. Já muita exposição à umidade pode fazer estufar ou tirar o prumo de partes deste móvel, além de  provocar um descolamento de seu revestimento.

Para combater estes casos, a solução é simples. Primeiro, afastar a mesa de jantar de madeira das áreas com umidade excessiva – deixando-a distante pelo menos uns 7 cm da parede. Também, fechar as cortinas da sala nos horários de maior incidência solar. E passar, com certa frequência, um pano com lustra-móveis no móvel. Isto proporcionará uma maior durabilidade da madeira, diminuindo também o acúmulo de poeiras.

Érica Salguero e Pietro Terlizzi

Como limpar uma mesa de jantar de madeira?

Sobre uma mesa de jantar podem ser realizadas muitas atividades diferentes – dentre elas refeições, deveres de escola, e mais. E muito disto pode provocar danos contra a integridade desta peça. 

Claro que certas consequências podem ser disfarçadas com truques simples. Por exemplo: manchas de copo com maionese e cinzas de cigarro ou borra de café; e riscos de caneta com pomada para calçados.

No dia-a-dia, a limpeza da mesa de jantar de madeira deve ser feita apenas com um pano macio seco – somente para tirar o excesso de poeira. 

Em outros momentos, com um pano umedecido com água e sabão de coco ou detergente neutro de lavar louças. Jamais devem ser utilizadas – sob hipótese alguma – esponjas plásticas duras ou palhas de aço; e produtos corrosivos, como água sanitária, álcool e limão.

André Brandao e Márcia Varizo

É indicado que se faça o polimento da mesa de jantar toda a semana. Preferencialmente, com óleo de peroba ou cera em pasta – para madeira encerada; ou óleo de linhaça – para madeira envernizada. 

Lembrando que é preciso evitar encharcar demais mesas como esta com tais produtos – sobretudo as feitas em MDF e aglomerados. E se a superfície estiver muito danificada, pode-se passar uma lixa bem fina e nova camada de verniz.

Revista Viva Decora

Então, o que achou destas dicas? Neste momento você já deve estar bem preparado para fazer a manutenção da sua mesa de jantar de madeira. 

Quando fizer a revisão deste móvel, veja se não será preciso fazer mais alguns reparos – como colocar pregos novos, apertar parafusos antigos ou recolar algumas partes.

Se a sua mesa tiver gavetas, por exemplo, uma ideia é trocar os puxadores para dar uma renovada no visual da mesma. 

Ou, então, em último caso, se ela não combinar com a decoração atual da casa, pode-se passar uma camada de tinta ou fazer um trabalho em pátina e decoupage bem colorido por cima do tampo. O que acha? Assim é possível transformar um móvel vintage sem vida em algo personalizado e supermoderno.

Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

Essas dicas de como cuidar e manter limpa uma mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

21 de janeiro de 2019

Como transformar seu banheiro usando a cuba certa!

Leia mais
20 de fevereiro de 2018

Como usar e inserir prateleiras na decoração de apartamento

Leia mais
19 de setembro de 2018

Preto e branco: tendência atemporal de decoração para casa

Leia mais

wp_reset_query(); ?>