ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO

TIPO DE IMÓVEL

Escolha os bairros de sua preferência


X FECHAR

Conheça de perto nossos empreendimentos,
no conforto de sua casa.


Filtre por:

Futuro Lançamento

Breve Lançamento

Lançamento

Em Obras

Pronto

Todos

Core Pinheiros – Health

Tour Aéreo

Tour Virtual - Consultório

 

You, Collection Alves Guimarães

Tour Virtual - 2 Dorms.

Tour Virtual - Vista Aérea

 

You, Collection João Moura

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tatuapé Boulevard

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Sena Madureira

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Estação Madalena

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Klabin

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Prime Vila Mariana

Tour Virtual

 

You, Go Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Link Saúde

Tour Virtual

 

You, Pinheiros

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Alto da Boa Vista

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Campo Belo

Tour Virtual - Studio

 

You, Now Chácara Santo Antônio

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Brooklin

Tour Virtual - 1 Dorm.

 

You, Barra SP

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Ibirapuera

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Aclimação

Tour Virtual - Studio

 

You, Jardim Paulista

Tour Virtual - Studio

 

You, Bosque da Saúde

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Penha

Tour Virtual - 3 Dorms.

 

You, Prime Aclimação

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Santa Cecília

Tour Virtual - Studio

 

You, Pateo Santa Cruz

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Conceição

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Santana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Parada Inglesa

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tucuruvi

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

BLOG

23 de junho de 2020

Curiosidades sobre o Edifício Martinelli no centro de São Paulo

O Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade, causou frisson na época de sua inauguração. Também, pudera: contava 30 andares e mais de 50 mil m2 de área construída. Quer saber mais sobre esse cartão-postal de São Paulo? É só continuar a leitura deste artigo.

O icônico prédio foi idealizado pelo empresário italiano Giuseppe Martinelli (1870-1946), e o projeto é de autoria do arquiteto húngaro William Fillinger (1888-1968), formado na academia de Belas Artes de Viena.

Iniciada em 1922, a construção teria, originalmente, 14 pavimentos. Contudo, vislumbrando que este poderia ser o primeiro arranha-céu de São Paulo, o proprietário adicionou, ambiciosamente, mais seis pavimentos ao projeto inicial. Algum tempo depois, com o auxílio do sobrinho Ítalo Martinelli, engenheiro-calculista, o empresário ampliou para 24 o número de andares. Esse aumento foi o responsável por ter causado o embargo da obra, sob denúncias de que o prédio apresentava riscos de desabar. Giuseppe, após ter conseguido a revogação da decisão, ordenou aos operários que retomassem as atividades e erguessem mais cinco andares, perfazendo os 30 pavimentos atuais do Martinelli. Na época de sua inauguração, o edifício apresentava 105,65 metros de altura e 50 mil m2 de área construída, tornando-se o primeiro prédio mais alto da América Latina. Naqueles tempos, os edifícios da cidade chegavam a ter até quatro ou cinco andares.

Porém, a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929 – ano em que o Edifício Martinelli foi apresentado à sociedade –, afetou diretamente os negócios de Giuseppe, que se viu obrigado a vender sua menina dos olhos para o Istituto Nazionale di Credito per il Lavoro Italiano All’Estero, órgão ligado ao governo da Itália. Quando o Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial contra o eixo formado por Alemanha, Japão e Itália, o Edifício Martinelli foi confiscado pelo governo.

Conheça, a seguir, 6 curiosidades sobre o projeto.

  1. Materiais importados

Grande parte dos materiais usados na obra veio do exterior: cimento proveniente da Escandinávia, escadas revestidas em mármore de Carrara, portas feitas em pinho-de-riga e louça sanitária da Inglaterra, elevadores da Suíça e papéis de parede, vidros e espelhos de origem belga.

  1. Equipe numerosa

Foram necessários 600 operários para a construção do Edifício Martinelli, além de 90 artesãos (italianos e espanhóis) para o acabamento da fachada.

  1. Prova de fogo

Para provar que o Edifício Martinelli era seguro e encerrar de uma vez por todas os boatos de desabamento, em 1928 Giuseppe Martinelli e sua família se mudaram do 9º andar (onde residiam para acompanhar a obra) para a cobertura.

  1. Cinema luxuoso

Como a construção do Edifício Martinelli acabou danificando a obra vizinha, Giuseppe comprou o imóvel e o transformou em cinema. O Cine Rosário foi projetado pelo filho do conde, Ítalo Martinelli, e ficava na parte inferior do arranha-céu. A cena artística paulistana ficou encantada com tamanho luxo.

  1. Detalhes da fachada

As reentrâncias na fachada, comuns nos hotéis norte-americanos, serviam para ventilar e iluminar os espaços internos, e seguiam as três divisões básicas da arquitetura clássica: o embasamento, revestido de granito vermelho; o corpo, pintado em três tons de rosa e recoberto por uma massa composta de vidro moído, cristal de rocha, areias e pó-de-mica – detalhe que dava cintilância à fachada; e o coroamento, com falsa mansarda de ardósia.

Os acabamentos também impressionavam, como as pinturas a óleo nas salas a partir do 20º andar e os 40 quilômetros de molduras de gesso em arabescos.

  1. Números

Os números revelam a grandeza do Edifício Martinelli:

  • 105,65 metros
  • 30 andares
  • 2.133 janelas
  • 12 elevadores
  • 1.057 degraus
  • 960 salas
  • 60 salões
  • 247 apartamentos

Hoje, o Edifício Martinelli já não ocupa mais o posto de arranha-céu perto dos gigantes de aço que foram erguidos depois dele. A título de comparação: o Edifício Copan, localizado na Avenida Ipiranga, tem 115 m de altura; o Condomínio Edifício Itália, outra referência na cidade, soma 165 m, enquanto o Edifício Altino Arantes, no Centro, vem logo atrás, com 161 m.

Gostou de conhecer mais sobre esse ilustre prédio paulistano? Já chegou a visitá-lo? Conte para nós o que achou nos comentários.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

23 de novembro de 2017

Combine quadros na decoração de apartamento

Leia mais
31 de janeiro de 2018

5 dicas de como pesquisar um apartamento em site de venda de imóveis

Leia mais
20 de fevereiro de 2018

Como usar e inserir prateleiras na decoração de apartamento

Leia mais