Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

29 de agosto de 2019

Guarda-roupa embutido: saiba por que esta é uma ótima opção para otimizar o espaço de seu quarto

Vamos simular uma situação. Você mudou de residência e gostaria de investir em mais espaço para guardar suas roupas. Então, decide que precisa de novos armários.

Assim, a primeira coisa que pensa é em comprar um guarda-roupa pronto para o quarto. Mas será que esta é uma boa ideia? Uma boa opção em termos de custo-benefício e qualidade? Talvez seja o caso de pensar em uma alternativa!

Será que tem um jeito melhor de ter um guarda-roupa? Tem sim! Que tal construir um guarda-roupa embutido?

Degradê Decoração

Sobre a volta da tendência dos guarda-roupas embutidos

Há décadas atrás, era muito comum ver em residências brasileiras guarda-roupas embutidos. Mas, quando as plantas das casas e apartamentos no país tornaram-se menores,  surgiram os móveis planejados.

Este é hoje o melhor plano de otimização de espaço. Porém, quando se tem uma quebra de layout com um vão livre entre paredes sem qualquer utilidade, pode-se cogitar a construção no local de um armário embutido.

Isso mesmo! Esta alternativa sempre foi muito comum em projetos residenciais norte-americanos e, agora, está na moda outra vez no Brasil.

Fazendo uma busca bem rápida na internet já é possível encontrar vários projetos de interiores recentes em que se vê o uso de guarda-roupa embutido entre paredes. Mas, qual seria a real vantagem disso? Bem, é o que saberemos no tópico seguinte!

Anna Maria Parisi

Vantagens no uso de guarda-roupa embutido em decoração de interiores

Os armários embutidos têm sido uma escolha vantajosa em muitos casos de decoração de interiores. Para algumas pessoas isso é sinônimo de organização de objetos, de limpeza espacial.

Sem dúvida, a maior vantagem desse modelo de guarda-roupa é mesmo o melhor aproveitamento de espaço de planta. Se ele está embutido, quer dizer que haverá mais área livre disponível no ambiente para circulação.

Renata Basques

Agora, nem sempre o guarda-roupa embutido será algo positivo e isto precisa ser ressaltado.

Por exemplo, para quarto de criança e adolescente ele será desvantajoso, pois o jovem irá crescer e adquirir mais pertences e este móvel não poderá acompanhar este comportamento.

É que, logicamente, o guarda-roupa embutido não pode ser ampliado e, diferente do armário tradicional, nunca poderá ser trocado de lugar.

Outra coisa sobre o guarda-roupa embutido, será preciso planejar bem antes de construí-lo. Mas calma!

O legal é que a estrutura principal, externa, desse móvel pode ser feita em tijolo, cimento ou gesso. E também que ele pode explorar bem o pé-direito do ambiente, se estendendo do piso ao teto – sendo que sua profundidade precisa ter, no mínimo, 50 cm.

ACF Arquitetura

Características principais dos guarda-roupas embutidos

Obviamente, para você que não comprou, mas alugou uma casa ou apartamento, o guarda-roupa embutido não é uma boa opção. Nesse caso, mesmo que haja um canto livre em seu quarto, é melhor investir em um armário pronto – pode-se colocar este móvel dentro de um nicho, sem problemas.

Até é uma hipótese aceitável encomendar um módulo sob medida em madeira, que possa, no futuro, ser transportado para outro endereço.

ACF Arquitetura

Agora, se o imóvel for seu mesmo e houver uma área espaçosa e livre para construir um armário assim dentro, vale a pena. Além disso, edificações antigas não reformadas podem já vir com guarda-roupas embutidos.

Duda Senna

Formas de construir guarda-roupa embutido

Um guarda-roupa planejado é considerado embutido quando as suas laterais ficam não expostas para o ambiente ou com um plano encostado a uma parede.

Mas, geralmente, o guarda-roupa embutido trata-se de um móvel montado dentro de um nicho já pré-existente em uma parede de casa – muitas vezes equivocadamente chamado de closet.

Ele inclusive pode cobrir uma faixa inteira do quarto; ficar aberto; ou fechado com cortina ou portas.

Mauricio Karam e Condecorar Arquitetura e Interiores

Actual Design e Luiz Humberto de Albuquerque

Aliás, podem-se utilizar vários modelos diferentes de portas para fazer o fechamento de guarda-roupas embutidos:

  • portas simples, de bater;
  • portas de correr sobre trilhos – quase sempre feitas em MDF;
  • portas de correr revestidas com espelhos – o que ajuda a dar sensação de mais amplitude;
  • portas de vidro reflecta – com alta capacidade refletiva, porém revelando a organização dentro do armário.

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Patrícia Hagobian

Guarda-roupa embutido ainda pode apresentar outros detalhes curiosos. Ter uma estrutura interna em madeira, mas não apresentar chapa de fundo.  Suportes internos parafusados em estruturas de parede. Uma televisão e até mesmo cama embutida. E você ainda pode explorar melhor o espaço interno do armário com cestos, ganchos e mais elementos.

Acima de tudo, é importante sempre fazer com que esse espaço atenda suas necessidades!

Essas dicas de modelos de guarda-roupas para ambientes diversos foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

10 de julho de 2017

6 motivos para investir em imóveis

Leia mais
17 de janeiro de 2018

5 motivos para comprar um apartamento ou casa próximo de metrô em São Paulo

Leia mais
14 de novembro de 2017

Como comprar um apartamento e qual a melhor opção: novo ou usado?

Leia mais