Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

17 de fevereiro de 2020

Classic Blue: como usar a cor tendência de 2020 na decoração

A Pantone é uma empresa americana de consultoria de cores. Todo ano ela apresenta uma cartela de cores inspirada nas mais recententes preocupações dos consumidores e suas opiniões quanto a produtos e marcas. E isso, obviamente, se reflete também no mundo do design de interiores.

Para 2020, a tendência de tonalidade sugerida é o azul ‘Classic 19-4052’. Saiba mais sobre ele e como utilizá-lo em móveis e outros detalhes de decoração.

Start Arquitetura

Qual a inspiração que levou às sugestões de cores da Pantone para 2020?

Além do azul Pantone que foi citado anteriormente e que é  chamado pelos designers de Classic Blue -, outra cor apontada para 2020 é o ‘Green 7’. Resumindo, este “azul oceano” e “verde mata” são tons bastante sutis e chegam ao design de interiores com um significado muito especial.

Eles propõem uma reflexão sobre a atual condição de mares e florestas. E, além do mais, estimulam boas reações nas pessoas – de muita saúde, paz e tranquilidade.

INÁ Arquitetura

Características da cor Classic Blue da Pantone

A tonalidade de azul ‘Classic 19-4052’, criado pela Pantone para 2020, faz referência a um “céu ao entardecer”.

A ideia por detrás desta cor é que os designers consigam criar ambientes bem elegantes e que despertem sentimentos de fé e confiança nas pessoas. E espaços também que possam ajudá-las a ter mais concentração e clareza nos pensamentos – preparando-as melhor para o futuro que aguarda a todos.

“Um azul sem limite (…) nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.” – Leatrice Eiseman, da Pantone Color Institute.

Grazi Costantino

Lucia Wjuniski

Como utilizar a cor azul na decoração?

O azul é o tipo de cor capaz de combinar com várias composições de ambientes diferentes – inclusive se misturado a tonalidades como o ‘Green 7’.

Dependendo da sua utilização em interiores, pode provocar diferentes reações nas pessoas, como já se sabe. E, no geral, costuma gerar cenários delicados, suaves, de atmosfera bem acolhedora. Portanto, sendo uma opção de cor perfeita para cômodos como salas, banheiros, quartos e outros.

Falando especificamente do ‘Classic Blue’ da Pantone, este tom pode ser aplicado em vários pontos diferentes da decoração de uma casa.

Por exemplo, em grandes superfícies, como paredes e tetos. Também em pequenos ornamentos – como vasos, almofadas e mais. E, além disso, em todo o tipo diferente de móvel. Ou seja, trata-se de uma cor bastante versátil.

Daniela Berardinelli

Studio Canto Arquitetura

O Classic Blue como opção de cor para móveis

Para 2020, a cor azul pode surgir em propostas de decoração de interiores em muitos níveis  de tonalidade diferentes – sendo um deles o próprio ‘Classic Blue’.

Isto representa uma quantidade enorme de possibilidades para os ambientes – algumas até fugindo do convencional. Um exemplo são os estofados azuis, perfeitos para decorações modernas e ousadas.

O azul da Pantone pode muito bem ser utilizado como revestimento de vários móveis – basta conferir os exemplos apresentados nas imagens deste texto.

Pra começar, ele pode aparecer em modelos diferentes de módulos de armários – como os utilizados em quartos, escritórios e cozinhas. E em peças menores, de cantos especiais, como criados, cômodas, racks, bancos, poltronas e mais.

RAP Arquitetura e Interiores e Juliana Matalon

Mariana Martini e Olívia Vianna

De fato, os móveis azuis podem destacar zonas estratégicas do design de uma residência contemporânea – em áreas internas ou externas.

Obviamente, eles ganham destaque em decorações com fundo em branco ou em outra cor neutra. E sua possível “frieza visual” pode ser “quebrada” se combinados a outros elementos em cores mais alegres – como amarelo e laranja.

O que acha da ideia de usar uma tonalidade de azul para transformar o visual dos ambientes da casa?

Use esta cor em níveis mais claros em escritórios, lavabos e quartos infantis, por exemplo. E “médios”, como o ‘Classic Blue’, em quartos de adulto, salas, cozinhas, varandas, e mais. Só lembre-se de ajustar a iluminação destes cômodos para que eles não pareçam escuros ao final de decorar.

Revista Viva Decora e Piloni Arquitetura 

Quattrino Arquitetura

Por hora, considere as sugestões da empresa como a Pantone – assim como de designers e arquitetos – para 2020.

Prepare os ambientes de sua casa para atrair as melhores vibrações para o futuro, abuse do Classic Blue!

Essas dicas de como utilizar móveis azuis na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

28 de novembro de 2017

Vale a pena comprar imóvel na planta?

Leia mais
12 de dezembro de 2017

8 dicas para quem vai casar e está procurando imóvel

Leia mais
17 de janeiro de 2018

5 motivos para comprar um apartamento ou casa próximo de metrô em São Paulo

Leia mais

wp_reset_query(); ?>