Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

19 de dezembro de 2018

Onde investir: 5 motivos para comprar um consultório médico

Motivos para você comprar imóveis e onde investir.

 
Investir em imóveis é uma das formas mais tradicionais de variar e aumentar a renda. E, entre as possibilidades, estão os destinados a consultórios médicos.

Apesar da crise que estamos atravessando, o setor imobiliário continua sendo uma grande fonte de renda para muitas pessoas. Imóveis destinados à área da saúde contam com alguns atrativos interessantes, como baixa taxa de vacância e de inadimplência.

Se você não sabe onde investir, que tal começar a pensar em comprar um consultório médico? Veja as 5 vantagens dessa escolha!
 

  1. Segurança financeira

Comprar um imóvel bem localizado e em boas condições representa alta rentabilidade financeira. Esse retorno é ainda maior no caso de imóveis comerciais, já que esse tipo de locação costuma ter um valor 0,5% maior que os aluguéis residenciais.

Se falarmos de consultórios médicos, a situação fica ainda melhor, pois a taxa de vacância para esse setor costuma ser baixa. Ou seja, dificilmente imóveis destinados a serem clínicas médicas ficam desocupados. As vigências dos contratos, por sua vez, tendem a ser mais longas.
 

Para ver esse retorno, o investidor deverá:

  • escolher um imóvel bem localizado e em um bairro atrativo para a classe médica;
  • comprar uma residência ou um conjunto comercial que tenha o necessário para a abertura de uma clínica;
  • analisar o entorno e as facilidades oferecidas (estacionamento, acesso simplificado, pontos de ônibus, táxi e metrô, rede de comércio e serviços etc.);
  • estudar o bairro em questão avaliando o que já existe e o que está sendo construído (pensando em termos de valorização futura).
  •  

 

  1. Valorização

As oscilações na economia podem deixar alguns investidores preocupados, já que os índices têm mostrado relativa queda no valor do aluguel e da venda de imóveis.

Contudo, em algumas cidades, esse tipo de investimento ainda se mantém lucrativo. É o caso de São Paulo, que em 2018 se destacou por apresentar o maior preço médio de locação entre os imóveis comerciais (R$ 42,41/m²) de acordo com o índice FipeZap. Outro ponto positivo para a capital paulista foi a maior taxa de rentabilidade do aluguel comercial, com retorno anual de 5,5%.

É claro que essas médias podem variar dependendo do bairro onde o seu imóvel comercial estiver situado, dos atrativos que ele oferece e da demanda por esse tipo de bem.

Um estudo da Revista Infra mostrou que, no mercado triple A (AAA), a taxa de vacância (ou seja, o tempo médio que esses imóveis passam desocupados) vem caindo progressivamente nos 38 melhores edifícios corporativos da capital paulista.

Isso significa que, conforme a taxa de vacância cai, mais os aluguéis aumentam, além de demonstrar uma forte tendência pela busca de imóveis em edifícios corporativos que contam com toda a infraestrutura necessária.
 

  1. Proteção econômica

Na hora de decidir onde investir é sempre importante analisar o nível de proteção que o investimento oferece ao seu capital, ou seja, se a rentabilidade não será muito influenciada pelas oscilações do mercado.

Investir em imóveis é considerado uma opção segura, porque o investidor consegue avaliar de antemão as possibilidades de renda e de valorização do bem.

Comprar um imóvel para ganhar com o aluguel é uma boa ideia, principalmente se considerar a queda na taxa básica de juros, a Selic, nos últimos meses, que tem oferecido um retorno maior com os aluguéis do que outros tipos de investimentos, como o Tesouro Direto.
 

  1. Possibilidade de venda

Além de tudo o que citamos, outra grande vantagem de investir em imóveis para consultórios médicos é a possibilidade de vender o bem com certa facilidade.

Isso dá ao investidor um poder maior de movimentar a sua carteira de investimentos, podendo decidir entre viver da renda do aluguel, usar o dinheiro da venda do imóvel para aplicar ou, ainda, incluir o imóvel em questão em outros tipos de negociação.
 

  1. Credibilidade do setor médico

Uma vantagem específica de investir em imóveis para consultórios médicos é a credibilidade do setor da saúde, o que tem levado o mercado imobiliário a investir cada vez mais no lançamento de centros médicos que funcionem como condomínios, mas voltados totalmente aos profissionais da saúde.

O que tem motivado as principais construtoras do país a investirem nesse tipo de nicho? O fato de que o setor médico quase não se abala com as oscilações econômicas.

Hoje, o Brasil possui, aproximadamente, 400 mil médicos. A maioria desses profissionais está em busca de espaços qualificados para trabalhar. Além disso, ao contrário do segmento residencial, a taxa de inadimplência do da saúde é muito baixa.

Para que o seu investimento traga o retorno necessário, é preciso ficar atento a alguns pontos:

  • os imóveis precisam estar adequados à Resolução da Diretoria Colegiada, RDC 50 (norma técnica da Anvisa) com características físicas específicas para o setor;
  • a localização é extremamente importante e “conta pontos extras” se o local estiver próximo de serviços de saúde, como laboratórios ou centros de diagnóstico de imagem;
  • oferecer facilidades aos pacientes, como estacionamentos e acesso simplificado etc.

Como você viu, na hora de definir onde investir, os consultórios médicos têm ganhado a atenção de muitas pessoas. E isso não é por acaso, já que eles oferecem um retorno interessante e vários outros atrativos.

Ficou interessado nesse tipo de investimento? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos lançamentos!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

20 de julho de 2018

Apartamentos: as melhores dicas sobre como decorar e deixar uma graça a cozinha de sua casa

Leia mais
14 de dezembro de 2017

Como comprar um apartamento na planta e o que considerar ao fechar negócio

Leia mais
14 de março de 2018

Você sabe o que é INCC e como ele impacta na compra do imóvel?

Leia mais