Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

27 de janeiro de 2020

Sofá retrô: como deixar sua casa cheia de estilo

É possível encontrar vários modelos de sofás a venda nas lojas – em materiais, tamanhos e cores diferentes. Mas, numa primeira olhada, o que mais chama a atenção das pessoas é quanto ao formato destas peças – o que em grande parte, é determinado por seu design.

Sofá em estilo retrô é, particularmente, um tipo bem interessante, que “faz a cabeça” de muitos designers e clientes.

João Paulo Amaral

Sobre o estilo retrô

Fala-se muito sobre o estilo retrô. Contudo, poucos sabem a tradução deste termo. Do latim, “retro” ou “para trás”, trata-se de tentar resgatar, através das peças de design, uma moda, que já foi sucesso no passado.

De usar a tecnologia atual para captar, de forma nostálgica e glamorosa, a beleza das tendências vigentes entre as décadas de 50 a 70. E o design de sofás entra nesta lista.

Érica Marina

Casa Aberta

Que modelos de sofá retrô usar

Com base no que foi dito antes, pode-se concluir que sofá retrô não tem a ver com a ideia de um sofá velho que foi recuperado – pois isto seria atribuído ao estilo vintage.

Seria uma tecnologia atual, uma peça produzida nos dias de hoje, mas que preservaria apenas a estética do passado. E há diversos modelos de sofá assim a venda nas lojas, todos trazendo a singular beleza dos móveis clássicos – veja exemplos nas imagens.

De fato, sofás em estilo retrô estão cada vez mais conquistando o coração dos compradores – e espaço em suas moradias. Infelizmente, quem não domina este conceito pode ficar confuso sobre como identificar um sofá retrô entre muitos modelos diferentes de sofá disponíveis no mercado. Mas, existem certas características que, se confirmadas, afirmam se a peça avistada segue ou não este estilo.

Leonardo Muller

Ana Ozenda | Arquitetura + Interiores

Principais características dos sofás retrô

Basicamente, quase todos os modelos de sofás retrô apresentam linhas retas e formato retangular, encosto baixo, base elevada e pés palitos.

Porém, há alguns que imitam exemplares dos anos 60 e 70, mais fofos, rentes ao chão – muitas vezes com partes arredondadas, meio sinuosas. Já outra inspiração de resgate de design desta época também são os famosos estofados com partes em botonê.

E não se poderia falar dos sofás retrô sem mencionar a principal característica deste modelo, que são as cores marcantes.

Talvez este seja, de fato, o seu mais importante detalhe de design – que faz com que as decorações a qual faz parte pareçam mais nostálgicas. Pode-se ter em casa tanto um sofá retrô liso, em cor mais sóbria – tipo preto ou branco-, como um sofá retrô estampado, em cores fortes.

“O design retrô deixa a peça mais irreverente, mas em cores neutras pode se encaixar em ambientes clássicos.”

– arquiteta Marina Dubal, em reportagem de Correio Braziliense.

João Paulo Amaral

Luiz Sentinger

Dicas de decoração com sofá retrô

Engana-se quem pensa que sofá retrô só combina com decorações em estilo retrô. Na verdade, algo assim pode integrar propostas nostálgicas, mas não é uma regra.

As ideologias vigentes na contemporaneidade dizem que é permitido mesclar elementos de visual antigo com elementos de traços modernos. É um pensamento que vem conquistando cada vez mais simpatizantes.

Assim sendo, já é possível ver sofás retrô fazendo parte de decorações de ambientes comerciais e residenciais – revestidos em materiais como suede, corino e algodão.

Dentro de casa, em ambientes como quarto, escritório, sala de jantar e sala de estar. E quase sempre em destaque, fazendo um contraponto bastante interessante com o restante do cenário.

Triplex Arquitetura e Casa Cor Mato Grosso

Archduo Arquitetura

Sandra Moura

Relembrando: retrô não é velho, retrô não é antigo; retrô é algo atual, mas com um visual valoroso, que resgata características de tendências passadas.

E pode ficar muito bem em sua casa, basta escolher com cuidado o modelo certo.

Essas dicas de como utilizar o sofá retrô na decoração de diferentes ambientes foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

10 de fevereiro de 2020

Automação em apartamentos: saiba o que é e por que adotá-la na sua casa

Leia mais
20 de fevereiro de 2018

Como usar e inserir prateleiras na decoração de apartamento

Leia mais
25 de abril de 2019

O que você precisa saber antes de abrir uma clínica médica

Leia mais

wp_reset_query(); ?>