ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO

TIPO DE IMÓVEL

Escolha os bairros de sua preferência


X FECHAR

Conheça de perto nossos empreendimentos,
no conforto de sua casa.


Filtre por:

Futuro Lançamento

Breve Lançamento

Lançamento

Em Obras

Pronto

Todos

Core Pinheiros – Health

Tour Aéreo

Tour Virtual - Consultório

 

You, Collection Alves Guimarães

Tour Virtual - 2 Dorms.

Tour Virtual - Vista Aérea

 

You, Collection João Moura

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tatuapé Boulevard

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Sena Madureira

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Estação Madalena

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Klabin

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Prime Vila Mariana

Tour Virtual

 

You, Go Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Link Saúde

Tour Virtual

 

You, Pinheiros

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Alto da Boa Vista

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Campo Belo

Tour Virtual - Studio

 

You, Now Chácara Santo Antônio

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Brooklin

Tour Virtual - 1 Dorm.

 

You, Barra SP

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Ibirapuera

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Aclimação

Tour Virtual - Studio

 

You, Jardim Paulista

Tour Virtual - Studio

 

You, Bosque da Saúde

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Penha

Tour Virtual - 3 Dorms.

 

You, Prime Aclimação

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Santa Cecília

Tour Virtual - Studio

 

You, Pateo Santa Cruz

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Conceição

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Santana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Parada Inglesa

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tucuruvi

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

BLOG

22 de setembro de 2020

Como a baixa nos juros influencia o mercado imobiliário

Quem deseja ganhar dinheiro e investir em imóveis precisa ficar atento a algumas variáveis econômicas, e uma bem importante refere-se à baixa nos juros – situação que estamos vivenciando atualmente.

Apesar da crise econômica provocada pela pandemia, o setor imobiliário anda aquecido. De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e a Poupança (Abecip), no primeiro semestre de 2020 foram financiados 35,2% mais imóveis do que no mesmo período de 2019. Foi a maior alta dos últimos dez anos!

Mas o que isso significa para o investidor ou para quem deseja comprar o primeiro imóvel? Como a baixa nos juros influencia? Siga a leitura e entenda melhor!

Entendendo a Taxa Selic 

Ao ler ou assistir aos jornais, com certeza você já se deparou com o termo Taxa Selic, não é? Selic significa “Sistema Especial de Liquidação de Custódia” e é um sistema usado pelo Banco Central para registrar as operações que envolvem os títulos do Tesouro Nacional.

Funciona mais ou menos assim: diariamente, as pessoas fazem saques e depósitos. No fim do dia, os bancos precisam ter um valor mínimo em caixa. Esse valor é determinado pelo Banco Central como forma de controlar o volume de dinheiro em circulação e, também, a inflação. Dependendo da movimentação, pode ser que determinado banco precise fazer um empréstimo a outro banco por um dia para fechar o caixa dentro do volume mínimo estipulado.

Os bancos devolvem esse valor com juros e oferecem como garantia para o empréstimo os títulos do governo. Todas essas operações são registradas pelo Selic, que funciona como um sistema computadorizado que permite ao governo controlar a emissão, a compra e a venda dos títulos do Tesouro Nacional.

A Taxa Selic, por sua vez, é a taxa usada para calcular os juros das operações que envolvem os títulos. A cada 45 dias, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne e define a meta para a taxa, conhecida como Selic Meta. Para tanto, são considerados inúmeros fatores.

Para alcançar essa meta, o Banco Central passa a comprar ou vender títulos públicos, influenciando o mercado e gerando uma nova taxa.

Baixa nos juros e mercado imobiliário 

A Taxa Selic é a principal referência para os juros no nosso país e também é usada como forma de o governo controlar a inflação. Quando a inflação está mais alta, o Banco Central aumenta tanto a taxa quanto os juros no mercado, encarecendo o crédito para as pessoas. Os preços tendem a cair e a inflação, também.

Porém, quando a inflação está baixa o governo reduz a Taxa Selic, barateando o crédito e estimulando o consumo por meio das compras a prazo e dos financiamentos, o que faz com que haja demanda maior por produtos e serviços. Logo, os preços se tornam elevados.

Conforme a Taxa Selic varia, os impactos no mercado imobiliário podem ser diferentes. Para o comprador isso significa aumento ou queda no preço final do imóvel; juros mais altos ou mais baixos para financiamento; e maior ou menor quantidade de crédito disponível.

Financiamentos 

No caso da baixa nos juros, o que vemos é que a compra de imóveis por meio do financiamento se torna mais atrativa, porque os bancos tendem a baixar as taxas de juros e diminuir o valor das parcelas.

Com os juros mais baixos e condições melhores para financiamentos, as pessoas passam a procurar mais por imóveis. Nesse cenário, os compradores se sentem confiantes em fazer um financiamento; as empresas conseguem impulsionar as obras (surgindo novos lançamentos) e ainda realizam mais vendas, podendo haver aumento no preço do imóvel caso a oferta não acompanhe a demanda.

Aluguéis 

Em relação aos aluguéis, a Taxa Selic também exerce influência, o que é importante para quem deseja fazer renda investindo em imóveis. Quando a Taxa Selic está baixa, os valores para locação ficam menores. Logo, mais pessoas procuram imóveis para alugar. Nesse período, portanto, é mais fácil conseguir locatários e reduzir a vacância.

Conforme pudemos acompanhar, a baixa nos juros é um período favorável para o mercado imobiliário, sendo interessante tanto para quem deseja adquirir o imóvel financiado como para quem pensa em vendê-lo por meio dessa negociação. É que com a Taxa Selic menor as taxas de juros para financiamento também diminuem, e isso significa prestações menores.

Gostou de saber como a baixa nos juros influencia o mercado imobiliário? Ajude seus amigos: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais! E conheça as opções da You,Inc para você!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

14 de janeiro de 2019

Hall de entrada: dicas para deixar + alegre e acolhedor

Leia mais
22 de março de 2019

Jardim vertical e a decoração de consultórios e clínicas

Leia mais
17 de janeiro de 2018

5 motivos para comprar um apartamento ou casa próximo de metrô em São Paulo

Leia mais