Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

10 de fevereiro de 2020

Automação em apartamentos: saiba o que é e por que adotá-la na sua casa

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Pelo celular conseguimos pagar contas, comprar produtos e, agora, até gerenciar a própria casa graças às diversas funcionalidades oferecidas pela automação em apartamentos e residências.

Por meio da inteligência artificial e de sistemas como o Google Assistente e a Alexa, é possível controlar vários pontos da casa, do comedouro dos animais às persianas. Quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura!

O que é a automação residencial?

As casas automatizadas, ou “inteligentes”, utilizam a IoT (abreviação de internet of things, que em inglês significa “internet das coisas”) para conectar os itens eletrônicos das residências e possibilitar a troca de dados. Para isso são usados sistemas incorporados a equipamentos de conectividade de rede, que reagem às ações e aos comandos dos moradores.

Como o próprio nome sugere, a automação desenvolve sistemas que permitem automatizar e controlar itens de casa à distância, como as persianas, a iluminação, a temperatura, os comedouros dos pets etc. Esses itens são controlados por meio do smartphone conectado à rede Wi-Fi da casa.

Alguns sistemas operacionais já oferecem essa possibilidade de integração, como é o caso do Google Assistente e da Alexa. No primeiro, as funções disponíveis são: ligar televisores, fazer café, acender luzes e abrir cortinas – tudo isso em português.

Já a Alexa, assistente do Amazon, é relativamente recente no país e também permite a automatização residencial. Com ela é possível ligar o rádio, controlar o volume dele, acender luzes e até mudar o canal da TV. Verifique se esses equipamentos estão habilitados para “dialogar” com a Alexa.

Para que serve e quais as vantagens da automação residencial?

As casas inteligentes trazem muitas vantagens aos moradores e por isso têm feito tanto sucesso. Entre as principais, podemos citar:

  • economia: a eficiência energética é um bônus muito bem-vindo. Os aparelhos ficam ligados somente quando estiverem sendo usados, reduzindo o desperdício;
  • segurança: muitos equipamentos automatizados incluem itens de segurança, como câmeras, travas inteligentes e sensores de movimento. Eles são capazes, até mesmo, de identificar objetos e alertar os moradores;
  • bem-estar: usar a tecnologia para facilitar a nossa vida é bem comum, e a automação ajuda a trazer mais bem-estar aos moradores com o controle da temperatura e da luminosidade, por exemplo.

Vale destacar que, atualmente, praticamente qualquer item de casa pode ser automatizado, desde o sistema de segurança até o stereo, incluindo televisores, geladeiras e máquinas de lavar. Eles podem ser programadas à distância.

Na hora de definir o que automatizar, é essencial sempre considerar o estilo de vida dos moradores da casa e pensar nas soluções que tenham utilidade e tragam facilidade à rotina da família.

Automação em apartamentos: onde encontrar?

Existem duas possibilidades: desenvolver um projeto de automação residencial, ou comprar um imóvel que já dispõe dessas funcionalidades.

Se você reside em São Paulo, uma boa opção é o Oscar by You, da You.Inc. O empreendimento oferece studios e apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios na Rua Oscar Freire. As unidades contam com elementos para a automação residencial.

Além disso, o empreendimento tem outros atrativos: pé-direito com 3,7 metros de altura e áreas comuns equipadas e estruturadas, como spa, piscina, espaço gourmet, coworking, salão de festas, lounge, lavanderia, espaço fitness e bicicletário. Além disso, está em excelente localização na cidade.

Neste conteúdo, você viu que a automação em apartamentos já é realidade! Gostou de saber mais sobre o Oscar by You? Acesse o nosso site e veja mais informações sobre o empreendimento!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

31 de janeiro de 2018

5 dicas de como pesquisar um apartamento em site de venda de imóveis

Leia mais
08 de agosto de 2018

5 dicas de como usar papel de parede nos escritórios

Leia mais
28 de Maio de 2019

Rack com painel: dicas de como escolher o ideal

Leia mais

wp_reset_query(); ?>