ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO

TIPO DE IMÓVEL

Escolha os bairros de sua preferência


X FECHAR

Conheça de perto nossos empreendimentos,
no conforto de sua casa.


Filtre por:

Futuro Lançamento

Breve Lançamento

Lançamento

Em Obras

Pronto

Todos

Core Pinheiros – Health

Tour Aéreo

Tour Virtual - Consultório

 

You, Collection Alves Guimarães

Tour Virtual - 2 Dorms.

Tour Virtual - Vista Aérea

 

You, Collection João Moura

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tatuapé Boulevard

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Sena Madureira

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Estação Madalena

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Klabin

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Prime Vila Mariana

Tour Virtual

 

You, Go Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Link Saúde

Tour Virtual

 

You, Pinheiros

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Alto da Boa Vista

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Campo Belo

Tour Virtual - Studio

 

You, Now Chácara Santo Antônio

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Brooklin

Tour Virtual - 1 Dorm.

 

You, Barra SP

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Ibirapuera

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Aclimação

Tour Virtual - Studio

 

You, Jardim Paulista

Tour Virtual - Studio

 

You, Bosque da Saúde

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Penha

Tour Virtual - 3 Dorms.

 

You, Prime Aclimação

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Now Santa Cecília

Tour Virtual - Studio

 

You, Pateo Santa Cruz

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Conceição

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Santana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Parada Inglesa

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Tucuruvi

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

You, Vila Mariana

Tour Virtual - 2 Dorms.

 

BLOG

20 de outubro de 2020

Cadeiras de telinha: como usar esse clássico em sua sala de jantar

Um dos materiais mais utilizados na história do mobiliário brasileiro é a palha. Exemplos de peças com vazados preenchidos de telinha são clássicos sempre presentes na decoração.

Essas peças costumam apresentar um design único, inspirando arquiteturas de interiores pelo mundo todo. Um exemplo são as cadeiras de telinha acompanhando diferentes modelos de mesa de jantar.

Manoela Lustosa

A bela história dos móveis de telinha

Mesmo antes da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a colônia portuguesa já tentava desenvolver o seu próprio modelo de design, à partir dos materiais que encontrava em terra.

O que mudou depois foi a enxurrada de influências artísticas trazidas com os europeus. Navegadores por característica, este povo deu a volta ao mundo e trouxe de locais distantes novas técnicas para a construção civil e a produção mobiliária.

Do oriente, eles trouxeram a ideia do uso da palha tramada em móveis. O rattan, da família das palmeiras, sempre foi o material mais utilizado em várias regiões da África e da Ásia. E esta e outras plantas semelhantes eram vistas por aqui também.

Assim, uma tendência que já dominava a Europa desde a metade do século XVII chegava ao Brasil com força total. Mas aqui, obviamente, ela ganhou uma pegada mais tropical e virou popular.

Inside Arquitetura e Design e Studio Side Arquitetura

Studio Scatena Arquitetura

Móveis de telinha no design brasileiro

Muitos modelos de móveis que eram vendidos na Europa na época do Brasil Império eram revestidos de tecidos pesados e quentes. As linhas do seu design combinavam mais com a moda de lá e em nada tinham a ver com o clima do Brasil.

Contudo, quando algumas ideias chegaram por aqui ganharam novos contornos, mais arredondados, e outros detalhes especiais, como grandes panos de telinhas para a passagem do vento fresco pelos móveis.

Claro que o design de móveis, de um modo geral, foi mudando com o tempo, ficando mais adaptado às necessidades da vida moderna. Um dos modelos que fez e ainda faz sucesso nas gringas e também no Brasil é a cadeira Thonet, do designer austríaco Michel Thonet, além de muitos outros trabalhos em palha indiana.

Motivo disso é a elegância que estes clássicos dão às decorações, fazendo os ambientes parecerem visualmente mais leves e amplos.

Patricia Martinez

Cristina Lembi

Cadeiras de telinha para sala de jantar

Esta pegada mais natural dos móveis com telinha esteve no auge da arquitetura brasileira nos anos sessenta e agora, mais recentemente, voltou a fazer parte das propostas de decoração.

Inclusive, um local da casa em que este tipo de peça de design pode ser utilizado é na sala de estar. Neste ambiente, a telinha de palha – ou mesmo de tiras de plástico – pode aparecer em fechamentos de portas de balcão buffet e em encostos e assentos de bancos e cadeiras.

Cadeiras com telinha para mesa de jantar – principalmente em madeira natural – fica um charme só em decorações de salas contemporâneas.

Algo que chama a atenção logo de cara sobre estas peças é como elas podem se destacar e, ao mesmo tempo, ficarem neutras nos cenários. Comprove isto pelas imagens deste texto. Veja como a telinha combina com madeira, metal e pedra, tornando tudo mais cálido e acolhedor.

Marcela Stecca Wandenkolk

Revista Viva Decora

De algum modo, temos o moderno e o tradicional, o novo e o antigo, o natural e o artificial, o artesanal e o fabricado, tudo ao mesmo tempo em um mesmo lugar.

E a beleza destas decorações pode ser admirada tanto de longe quando de perto, observando atentamente os finos desenhos obtidos pela trama realiza. Pois o segredo da resistência destas cadeiras está justamente neste detalhe de arte tão especial.

Lembrando que a combinação madeira e telinha, para gerar um efeito mais positivo nos cenários, deve ser rebatida com outros elementos.

Por isto, inclusive, algumas propostas vistas nas ilustrações deste texto colocam o vidro, o metal e mesmo itens em preto ou tecidos lisos sem textura junto destes materiais. É uma tentativa de equilibrar a temperatura dos ambientes e tornar a visão do todo muito mais agradável.

Vitral Arquitetura e Ana Lopes

Se você já tem móveis de telinha, talvez valha a pena restaurá-los agora. E se não tem, mas gostou do que viu aqui, que tal renovar sua sala de jantar com essa opção de mobiliário?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

17 de novembro de 2017

Potência do ar condicionado de acordo com o tamanho do ambiente

Leia mais
02 de julho de 2019

6 razões para começar a investir em imóveis o quanto antes

Leia mais
20 de abril de 2020

Coronavírus: crie um ambiente home office amigo da produtividade

Leia mais