Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

09 de setembro de 2019

Arrase na decoração com cama box solteiro de quartos infantis e de jovens adultos

Existem camas comuns, tradicionais, que quase todo mundo conhece. Mas também existem as modernas e minimalistas camas box – as queridinhas dos decoradores de interiores.

Uma dúvida que muitos têm é, em se tratando de quarto infantil, por exemplo, se cama box solteiro seria uma alternativa válida? Em que se basearia esta escolha? Pela estética, ergonomia, sustentação ou outro fator desconhecido?

Como se pôde perceber, esta decisão – entre adquirir uma cama tradicional ou uma cama box solteiro para criança – é uma decisão importante que os pais precisam tomar. As informações dadas a seguir podem lhe ajudar nesta difícil tarefa. Confira!

Actual Design

Características mais relevantes das camas tipo box

Camas tradicionais têm como principal característica o uso de um estrado para sustentação do colchão. Existe uma variedade enorme delas no mercado.

No geral, são todas bem ergonômicas, com visual marcante, e uma volumetria que permite uma limpeza mais fácil do quarto. Estes pontos positivos contam muito a favor deste tipo de móvel. Então, por que adquirir uma cama box?

Avner Posner e Laura Santos

Bem, pra começar tem a questão da otimização do espaço. Uma cama box solteiro comum apresenta a medida de 88 cm por 1,88 m. Isto quer dizer que ela praticamente tem a mesma medida do seu colchão.

Por não possuir barras laterais de sustentação e cabeceira acaba se tornando mais “compacta”. Ou seja, sobraria mais área de planta para a colocação de outros móveis, como cômodas, criados-mudos e mais.

Camas box ainda possuem outras vantagens se comparadas aos modelos de camas tradicionais. Elas podem vir com um baú na parte interna para guardar pertences; mecanismos de regulagem; e rodízios no lugar de pés.

Sua estrutura é mais forte. Seu colchão também fica a um nível mais alto – o que agrada muita gente. E a presença no espaço só valoriza a decoração, deixando o quarto com visual bem moderno.

Consuelo Jorge

Escolha da cama box solteiro ideal

Cama box solteiro não necessariamente precisa ser usada somente em decoração de quartos infantis. Elas podem surgir em propostas de quartos para jovens adultos também.

De todo modo, a maioria dos exemplos sobre uso de cama box solteiro que se pode ver na internet é de ambientes voltados para as crianças – projetos estes que quase sempre apresentam um visual bem leve e descontraído.

AH!SIM e Daarna Arquitertura

Um das características das camas box –  casal ou solteiro – que mais chama a atenção é quanto a altura.

O problema é que isso pode acabar sendo desconfortável para os pequenos, dependendo de sua idade, isso poderia acabar prejudicando o seu desenvolvimento físico e causar-lhes desvios de coluna. Para eles, subir e descer numa cama dessas seria mais complicado.

Verassiano Arquitetura e Andrea Petini 

Nesse caso, a cama box solteiro com base e colchão separados – ou seja, não conjugados – é a melhor alternativa. Assim, os pais podem ir trocando, ao longo dos anos, a espuma da cama para ir se adequando a nova fase de vida da criança e todas as mudanças de seu corpo. Isto inclui ‘altura versus peso’, o que interfere também na densidade ideal da peça.

Exemplos de relação densidade cama box para ‘altura versus peso’ da pessoa:

  • para altura de até 1,50 e 50 kg recomenda-se colchão com densidade D23;
  • para altura de até 1,60 e 60 kg recomenda-se colchão com densidade D26;
  • para altura de até 1,70 e 80 kg recomenda-se colchão com densidade D28;
  • para altura de até 1,80 e 90 kg recomenda-se colchão com densidade D33; e
  • para altura de até 1,90 e 90 kg recomenda-se colchão com densidade D40.

Anna Maria Parisi

Cama box solteiro em decoração de quarto infantil

Cama box não é o tipo de cama que se destaca em decorações de quartos. Ela por si só não chama muito a atenção, pois não possui muitos detalhes em sua volumetria e porque, certamente, ficará quase toda coberta pelas colchas, lençóis, travesseiros e almofadas.

Daí a importância de se providenciar uma cabeceira. E a função desta peça vai muito além da estética, ele também serve para proteção.

MarchettiBonetti+

Há dois motivos para ter cabeceiras em camas. O primeiro é proteger a cabeça da pessoa do contato com o frio da parede.

Já o segundo é proteger a própria parede do contato com o corpo humano e com a cama – o que pode sujá-la e arranhá-la. Infelizmente, os modelos de cama box solteiro não possuem cabeceira. Mas alguns fabricantes vendem a peça separadamente. E também é sempre possível mandar fazer um painel personalizado.

Edimara Carvalho

Com criatividade é possível fazer uma cabeceira linda para o quarto de seu filho. Você pode moldar uma chapa em MDF ou OSB – talvez personalizá-la com um tecido ou papel estampado.

Outra ideia é encomendar com um artesão uma estrutura em ferro ou em fibra natural.  Ou improvisar com pallets, janelas e portas velhas, e biombos antigos repaginados. Ademais, acrescentar luzes embutidas ao redor do quadro.

Edimara Carvalho

Então, o que achou das ideias? Se convenceu das vantagens de adquirir uma cama box solteiro?

Escolha a que achar mais bonita e comece a pensar agora mesmo em remodelar um dos quartos de sua casa!

Essas dicas de como utilizar a cama box de solteiro na decoração de quartos infantis foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

15 de abril de 2019

Cooktops dão o toque especial à cozinha planejada

Leia mais
23 de abril de 2019

Conheça a rua Oscar Freire

Leia mais
21 de agosto de 2017

10 motivos para comprar um imóvel na planta

Leia mais