Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

31 de janeiro de 2019

Dicas de decoração com espelhos para apartamentos pequenos

Quem quer ampliar os espaços e deixá-los ainda mais sofisticados e elegantes pode apostar na decoração com espelhos.

 

Esses objetos, por refletirem o ambiente, proporcionam uma sensação de amplitude e são verdadeiros itens decorativos.

Se você não sabe muito bem como usar os espelhos no seu apartamento, continue a leitura e veja quantas dicas interessantes separamos!
 

Por que investir na decoração com espelhos?

Os espelhos, quando bem posicionados e escolhidos, ajudam a ampliar visualmente os cômodos e o pé-direito, dando a sensação de que os ambientes são maiores, mais espaçosos, confortáveis e aconchegantes.

Esses objetos são muito usados em apartamentos, porque imprimem charme e requinte à decoração.

Além do uso tradicional, é possível investir em revestimentos ou superfícies espelhadas, o que também ajuda a aumentar o nível de luminosidade. É ideal para aqueles cômodos com poucas janelas ou mais escuros.
 

Como fazer uma decoração com espelhos no meu apartamento?

Já está convencido de que a decoração com espelhos é ótima alternativa para o seu apartamento? Veja as dicas abaixo!
 

Planeje corretamente

Antes de sair às compras em busca dos espelhos, é importante pensar estrategicamente onde essas peças serão colocadas. Lembre-se de que os espelhos deverão refletir uma imagem ou um ponto da decoração que se quer destacar, e não o contrário.

Nada pior do que colocar o espelho em um local inadequado, que reflita um espaço desagradável como o banheiro, por exemplo, ou, ainda, próximo de uma janela que propague um forte reflexo do sol o dia todo.

Também não é uma boa colocar o espelho em locais que possam tirar a sua concentração, como no escritório ou atrás da televisão.

Analise os pontos estratégicos que ajudam a ampliar o olhar e refletir pontos legais da sua decoração.

Um corredor, por exemplo, poderá parecer mais comprido e alongado se receber um espelho no final. Já uma sala pequena com espelho ao fundo parecerá maior no espaço. Se o ambiente tiver portas ou janelas voltadas para a área externa, como a varanda, coloque o espelho na parede oposta de modo a rebater a luz e trazer o paisagismo da área externa para dentro de casa. No quarto, vale a pena incluir um espelho atrás da cama.
 

Atente-se para a iluminação

Falamos rapidamente sobre os espelhos mal posicionados que refletem a luz solar. Esse problema não acontece apenas com espelhos próximos às janelas, mas, também, com os que ficam perto de lâmpadas, abajures e outras fontes artificiais de luz.

Por isso, vale analisar em qual período do dia o ambiente recebe mais luz e se certificar de que o posicionamento da peça não vá trazer desconforto com reflexos e outros inconvenientes.
 

Camufle os armários

Além dos espelhos tradicionais, você também poderá pensar em superfícies espelhadas para os móveis, criando ambientes ousados e diferenciados.

Uma ideia bacana é usar os espelhos nas portas dos móveis, como na do guarda-roupa ou nas dos armários do banheiro. Assim, você consegue aumentar a sensação de amplitude do ambiente sem ter que pendurar nenhum item a mais na parede, deixando a decoração clean e sofisticada.
 

Invista em revestimentos espelhados

Outra saída para quem deseja inovar são os revestimentos espelhados. Os azulejos com bordas bisotadas são exemplos bacanas e diferenciados, que podem ser usados para cobrir toda uma parede, tornando o ambiente muito mais personalizado.

Essa ideia é excelente para a sala de jantar, principalmente quando aparece atrás da mesa. Você conseguirá dar mais profundidade ao ambiente sem pesar na decoração.
 

Evite o exagero

Moderação é a palavra-chave quando o assunto é a decoração com espelhos. O excesso pode causar o efeito contrário do pretendido e deixar os ambientes mais pesados, sufocantes e desconfortáveis.

A dica é usar o objeto apenas em um ponto do ambiente. Se o móvel for espelhado, dispense o uso dos espelhos nas paredes e vice-versa.
 

Valorize o pé-direito

Além de ampliar os ambientes horizontalmente, os espelhos também ajudam a dar a sensação de que o pé-direito é mais amplo.

Se você sofre com o teto mais baixo, a dica é usar espelhos horizontais, que vão ajudar a fazer com que o pé-direito pareça mais alto. Agora, se você já tem um pé-direito alto e deseja valorizá-lo, invista em espelhos verticais.
 

Use o espelho como item decorativo

Embora a decoração com espelhos seja muito usada para ampliar espaços, ela também pode ser feita apenas com a intenção de deixar o cômodo mais agradável, trazendo leveza e suavidade.

Nesses casos, você pode investir em espelhos decorativos com ou sem moldura e deixá-lo somente em uma parede. É possível usar espelhos menores e organizá-los como se fossem quadros, ou um espelho único e maior que será o destaque do ambiente.

Outra dica bem bacana é usar o espelho apoiado no chão em vez de pendurá-lo na parede. Essa ideia fica muito legal para os espelhos maiores e com molduras mais grossas.

Como você viu, a decoração com espelhos é extremamente versátil e pode ajudar a ampliar visualmente o seu apartamento. Esses objetos podem ser usados em praticamente qualquer cômodo, desde que alguns cuidados sejam seguidos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e veja as nossas dicas de decoração para otimizar o espaço do seu apartamento!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

03 de janeiro de 2018

Aprenda a pesquisar em sites de imóveis de forma 100% eficiente

Leia mais
23 de outubro de 2017

Comprar imóvel: como investir em imóveis para seus filhos

Leia mais
25 de junho de 2018

Como escolher o guarda-roupa certo na hora da compra

Leia mais