Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

09 de março de 2020

Como usar plantas em um jardim dentro de casa

Plantas podem ser utilizadas como elementos decorativos.Geralmente, sua imagem é relacionada a áreas amplas – sobretudo abertas, como quintais.

Mas, recentemente, uma tendência tomou conta das propostas de arquitetura e de design de casas e apartamentos: a composição de jardim dentro de casa – como os jardins de inverno ou mini jardins. Enfim, pode-se ter um pouco da natureza divina na cozinha, sala de estar, banheiro e mais.

Você pode morar em um centro urbano, há quilômetros de distância de qualquer área de mata ou floresta e, mesmo assim, poder obter os benefícios das plantas. Encha os espaços de sua casa com de muito verde – os resultados serão extremamente benéficos.

Duvida? Continue lendo este texto para saber mais.

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 e Leo Di Caprio

Plantas dentro de casa: fique mais próximo da natureza

O profundo conhecimento dos especialistas em harmonização de ambientes ensina: de acordo com eles, seria possível melhorar a qualidade dos interiores dos imóveis com a inserção de plantas à decoração.

Em tese, com a presença das espécies vivas, estes espaços planejados acabariam mais bonitos e acolhedores. E sabendo disto é que muitas pessoas passaram a levar os jardins para dentro de suas casas.

RBP Arquitetura e Interiores e Juliana Conforto

Marília Veiga

Uma parceria saudável entre arquitetura e natureza talvez seja a melhor alternativa para o futuro. Inclusive, é esta a filosofia de vida que muitos seguem: morar em ambientes mais verdes. Os resultados de uma decoração repleta de plantas podem ser os melhores e mais inesperados. Veja:

“O contato com a natureza dentro de casa nos remete a uma sensação de pausa e distanciamento do nosso cotidiano urbano, criando um refúgio dentro do próprio lar.”

– arquiteta Denise Yui, em reportagem de Dicas de Mulher.

Elaine Carvalho

Dicas para seu jardim interno

Pode não parecer, mas trazer o verde para dentro de casa é uma tarefa mais simples do que muitos imaginam. Cachepôs e vasos com plantas das mais variadas espécies podem ser colocados em cantos especiais da decoração – sobre o piso, mesas, prateleiras, aparadores, racks, estantes, e mais. É preciso estar atento ao material destas peças, já que as em barro e as de cimento poderiam deixar passar a umidade, manchando os móveis.

Além dos vasos de plantas, os decoradores podem recorrer aos arranjos de flores, ternários, bonsais e mais. E se o problema é a falta de área livre disponível, pode-se ainda construir um pequeno jardim vertical ou um jardim suspenso dentro de casa.

Aliás, qualquer cantinho vago pode ser transformado em um lindo jardim – mas só se as condições do ambiente forem mesmo adequadas.

Carol Tasiro e Rua 141 Arquitetura

Ambientes fechados, sem qualquer luz e pouca umidade, não são os melhores locais para o cultivo de plantas. Curiosamente, algumas espécies, como as suculentas, se desenvolvem bem em banheiros e lavabos.

Cozinha é outro cômodo que combina com plantas e que pode ter sua decoração enriquecida com temperos, chás e mais. E para salas, home office e cantos de leitura, os vasos de orquídeas e samambaias.

Archdesign Studio

Quitete & Faria

É interessante tentar brincar com as texturas, tonalidades, alturas e comprimentos das plantas nas decorações de interiores. “Apenas lembre-se de colocar juntas plantas que gostem das mesmas condições de luz”, foi o que recomendou a arquiteta Denise Yui, em reportagem de Dicas de Mulher. Assim, um simples jardim poderá acabar como um elemento escultural de destaque dentro de casa.

Jardim vertical ou paredes verdes é algo que pode deixar a decoração de uma sala, varanda, cozinha ou outro ambiente muito mais especial. Nesta estrutura, pode-se misturar vários estilos de “plantas choradeiras” em pequenos vasos. O resultado visual será incrível. Só não se pode esquecer-se de planejar um sistema de irrigação eficaz e de sempre estar atento às condições de saúde destas plantas.

Luciane Mota e Estúdio DC55

Marcia Acaro e Lucia Manzano

Simulando uma Selva Urbana

Outra ideia bacana é transformar a casa em um “urban jungle” – termo referente ao ‘Movimento Selva Urbana’, tendência em alta na decoração de interiores. É como se todo o imóvel virasse um grande jardim.

Para reforçar esta ideia, uma alternativa é usar vasos pendurados ao teto em correntes ou suportes de macramé, ou mesmo trepadeiras subindo por fios de nylon. Estas são só algumas sugestões.

Solange Vale

Agora, é possível que a pessoa não tenha tempo de cuidar de qualquer planta. Ainda sim, ela pode tentar simular o efeito das folhas e flores sobre as decorações de interiores.

Primeiro, tentando fazer pequenos quadrinhos com ilustrações lembrando a natureza. Ou então, cobrindo as paredes da casa com adesivos, papéis de parede ou desenhos com temática tropical. Vale a pena apostar na criatividade nesta hora.

E você, o que prefere, o jardim ou um papel de parede de temática tropical?

Essas dicas de como um jardim pode melhorar a decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

10 de dezembro de 2018

Ideias e dicas de móveis para consultório médico

Leia mais
27 de março de 2019

Guia de bairro: conheça a Vila Madalena

Leia mais
24 de outubro de 2019

Penteadeira: peça de design que sempre é bem-vinda em seu quarto.

Leia mais

wp_reset_query(); ?>