Escolha os bairros de sua preferência

TIPO DE IMÓVEL

ESTÁGIO DO EMPREENDIMENTO


BLOG

12 de dezembro de 2018

5 tipos de revestimentos de parede para sala de jantar

5 exemplos diferentes de revestimentos de parede para decoração de sala de jantar

Existem vários ambientes numa casa, mas de igual importância como a sala de jantar não há. É nesse espaço que as famílias vão se reunir para uma bela refeição – e também para dividir momentos de alegria.

Por isso, a área precisa receber uma decoração a altura, com elementos que lhe preencham, valorizem, deem movimento e alegria. E um detalhe relevante nessa lista podem ser os revestimentos de parede.

 

Sala de jantar neutra versus sala de jantar colorida

Em geral, a sala de jantar – ou o espaço de refeições -, possui, na verdade, uma decoração bem simples. São poucos móveis necessários neste setor. A mesa e as cadeiras são os itens principais.

Quase sempre os designers de interiores optam por escolher peças como essas em linhas e tons neutros para não competir com o restante do conjunto. Mas, não há regras quanto a isso.

 

Muitas pessoas podem agir por impulso e sair comprando móveis antes mesmo de pensar no todo. Salas de jantar parecem muito sem graça e monótonas se não são bem decoradas.

O projetista pode prever, por exemplo, um sistema de iluminação de destaque, com um belo lustre pendente que se sobressai ao olhar. Também demarcar e destacar a área com um tapete ou revestimento de piso.

Mesmo com tudo isso, é importante que o designer trabalhe as superfícies de parede. Elas podem ser apenas pintadas de branco ou receberem molduras, quadros e fotografias, que transmitem a ideia de fartura. Também podem ser coloridas em um tom vibrante, que estimule a alegria e a boa alimentação nas pessoas. E ainda cobertas com revestimento de parede.

 

Opções de revestimento de parede para salas de jantar

Como dito antes, uma sala de jantar bem decorada pode ser mais agradável e acolhedora. Uma das formas eficazes de deixá-la bonita, charmosa e até sofisticada é a aplicação revestimento de parede. E o ideal nem é cobrir todas as superfícies, mas apenas uma, como um detalhe especial, para atrair a atenção do observador para o espaço de refeições.

Pode-se destacar uma parede da sala de jantar de diversas maneiras. A cada ano os fabricantes de artigos para a construção civil têm lançados novos materiais – baseados nas tendências de mercado.

Percorrendo as lojas, fica difícil não se encantar com as opções. Há revestimentos de parede para todos os gostos e bolsos. Todas têm seus prós e contras, como veremos a seguir!

 

#1 Tintas

O tipo de revestimento mais conhecido para paredes são as tintas acrílicas. Esse material é fácil de limpar, resistente e relativamente barato – claro que vai depender das pigmentações da cor escolhida. É aplicado de forma muito simples, através de pincel e rolo.

Algumas vezes apresenta a característica de ser magnético ou personalizado com giz – como é o caso das ‘paredes lousas’, muito em alta na atual decoração de interiores.

 


#2 Papéis, tecidos e adesivos

Depois das tintas, têm-se os papéis, tecidos e adesivos. Essa é uma opção mais cara. Não necessita de mão-de-obra especializada, mas requer certa habilidade manual por parte da pessoa que for instalar.

Qualquer um dos três materiais também pode ser facilmente limpo. Todavia, ficar danificado pela presença de umidade; desbotado pela exposição à luz excessiva; e ultrapassado ou fora de moda, com o tempo.

 

#3 Espelhos

Os espelhos são uma ótima opção de revestimento de parede para salas de jantar. Eles podem ser lisos, quadriculados e mais; e na cor fumê, bronze ou prata. E o melhor é que vão fazer o ambiente parecer maior e mais bem iluminado. Fora que o reflexo das pessoas e da mesa de refeições dará a ideia de que há mais convidados e mais comida, ou seja, transmitindo uma impressão de mais alegria e fartura.

 

#4 Pedras

As propostas mais requintadas de arquitetura e design de interiores apresentam salas de jantar com paredes revestidas com placas de pedra. Pode-se optar por cobrir uma determinada superfície com uma placa inteiriça do material.

Ou, como é bastante usado hoje em dia, com pequenas peças em mosaico. Um exemplo é a “canjiquinha”, , formada a partir de um processo de recristalização do arenito – um belo visual em três dimensões.

 

#5 Elementos em 3D

Aliás, não há nada mais atual do que revestir uma parede com elementos em 3D. Muitas propostas de decoração para sala de jantar apresentam uma parede destacada pela aplicação de peças desse tipo. Muitas são feitas em material cerâmico ou gesso. Mas, além disso, existem os papéis e adesivos que imitam o efeito – e que saem bem mais em conta.

 

Gostou das dicas? Que tal, agora, valorizar a decoração de sua sala de jantar utilizando revestimentos de parede? Qual dessas ideias você mais gostou?

Estas dicas de revestimentos para sala de jantar foram criados pela equipe Viva Decora.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

19 de junho de 2018

5 dicas de decoração para quarto feminino

Leia mais
26 de novembro de 2018

Veja como mobiliar corretamente clínicas e consultórios

Leia mais
23 de novembro de 2017

Combine quadros na decoração de apartamento

Leia mais